Carregando agora

3 passos para implantar uma cultura de inovação na escola

3 passos para implantar uma cultura de inovação na escola

Usar recursos tecnológicos e inovar na apresentação dos conteúdos são alguns deles. Veja mais dicas da e.ducar e saiba como colocar tudo em prática

Pensar em inovação no universo escolar é algo cada vez mais necessário. A partir dos avanços tecnológicos, e do desenvolvimento de novas ferramentas, é possível implantar vivências, possibilidades de aprendizado e práticas pedagógicas, aliadas à tradição e às técnicas mais utilizadas na sala de aula. Com isso, o foco da aula deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, que assume um protagonismo autônomo capaz de elevar sua capacidade reflexiva e de conhecimento.

E existem diversas maneiras de trazer inovação para dentro da sala de aula – seja por meio da tecnologia ou de atividades fora da caixa. Quer saber algumas possibilidades? Confira abaixo 3 dicas e coloque as sugestões em prática:
 

1. Fuja dos padrões

Pensar fora da caixa significa trabalhar com inovação e criatividade. Que tal um professor fantasiado de algum personagem de filme, série ou desenho que tenha ligação com o conteúdo? Ou ainda, fazer uso da tecnologia e trazer uma palestra digital sobre um conteúdo distante da realidade dos alunos? E se na escola houver materiais didáticos tecnológicos, como os da e.ducar que contam com robótica e programação de modo personalizado, para a aula ficar ainda mais atraente? A proposta aqui é fazer os estudantes se sentirem confortáveis e propícios para criarem ideias novas e diferentes.
 

2. Reorganize os ambientes

Outro caminho para trazer a cultura inovadora é juntar em uma mesma aula turmas de séries diferentes. Sim, alguns conteúdos podem ser trabalhados de forma conjunta para os estudantes trocarem informações entre si, verem o que um e outro estão fazendo e desenvolverem novas habilidades. O ideal neste momento é compartilhar espaços como bibliotecas, teatros, salões e ter atividades pedagógicas que estimulem o senso de interação social e o coleguismo. Ah, se for possível, envolva a tecnologia e impulsione esse momento com os estudantes.
 

3. Personalizar a grade escolar

Ter um material didático que permita personalizar o aprendizado e entender as necessidades de cada aluno é algo presente nas plataformas da edtech e.ducar. A grande vantagem é poder compreender quais habilidades os alunos desenvolvem melhor e possibilitar o protagonismo deles, tornando possível pensar até mesmo em uma flexibilização da grade curricular. Por isso, a dica aqui para os professores é organizar momentos sobre assuntos que permitam inovar o dia a dia dos estudantes e tornar o ambiente escolar muito mais atrativo.

E.DUCAR

A edtech é especializada no desenvolvimento e na implementação de inovações para o atendimento às redes de ensino de todo o Brasil. A marca tem no portfólio soluções inovadoras em materiais didáticos e recursos tecnológicos, além de marcar presença na formação de professores. Fundada em 2019, a e.ducar já contabiliza mais de 1 milhão de estudantes beneficiados por seus recursos pedagógicos e 3.000 docentes formados com as novas tecnologias.

Acesse o site: Link

Share this content:

Publicar comentário