Carregando agora

Como será o funcionamento dos Cartórios de São Paulo durante o Carnaval

Como será o funcionamento dos Cartórios de São Paulo durante o Carnaval

Em 2024, período festivo acontece nos dias 12 a 14 de fevereiro. Cartórios do Estado de São Paulo seguirão o funcionamento do Poder Judiciário e deverão reabrir na quarta-feira (14.02) às 12h.

Serviços essenciais à população, os Cartórios de Notas e de Registro do Estado de São Paulo terão seu horário de funcionamento alterado na próxima semana em razão do feriado de Carnaval, programado para os dias 12 e 14 de fevereiro. Em razão destas mudanças é importante que a população esteja ciente das possíveis alterações nos horários de atendimento e consulte a unidade de seu município sobre datas e horários.

No Estado de São Paulo, os Cartórios devem seguir o funcionamento do Poder Judiciário estadual, que prevê ponto facultativo na segunda-feira (12.02), feriado na terça-feira (13.02) e ponto facultativo até às 12h na quarta-feira (14.02). Desta forma, os Cartórios de Notas e Registro estarão fechados na terça-feira, mas poderão abrir na segunda e na quarta-feira, cabendo ao titular do cartório esta definição. O atendimento normal será retomado na quarta-feira (14.02) a partir das 12h.

Planeje previamente suas demandas

A Anoreg/SP destaca a importância de se planejar previamente qualquer demanda relacionada aos serviços dos cartórios nas 1.546 unidades distribuídas em todos os municípios e distritos brasileiros durante o Carnaval, a fim de evitar contratempos e garantir uma experiência mais tranquila para todos os envolvidos. Entre os serviços essenciais prestados pelos Cartórios estão os registros de nascimentos e óbitos, casamentos, testamentos, escrituras públicas, registro de propriedades, registro de documentos e pessoas jurídicas, entre outros.

“É importante sempre consultar o funcionamento do cartório local, pois este pode variar conforme entendimento do titular da delegação, principalmente nos dias que são pontos facultativos”, explica o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), George Takeda. “Além disso, determinados tipos de atendimento requerem atendimento em plantão, como os registros de óbitos”, completou.

Quem é ANOREG/SP

Fundada em 1928, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) congrega 1.546 mil Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado, os quais empregam direta e indiretamente mais de 23 mil pessoas. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis.

Share this content:

Publicar comentário