Carregando agora

Santa Sé nomeia novo bispo para Catanduva

Santa Sé nomeia novo bispo para Catanduva

Em coletiva, bispo interino informa a nomeação de um novo Bispo para a cidade feitiço.

Na ultima quinta-feira, dia 04 de janeiro, o administrador apostólico, Dom Luiz Carlos Dias, recebeu a imprensa da região, na Catedral, o Santuário de N.Sa. Aparecida, no bairro Higienópolis, para anunciar a nomeação de um novo bispo para Catanduva.

Dom Luiz Carlos Dias

O religioso que atuou como administrador apostólico, ou seja, que esteve como Bispo interino em Catanduva, é Bispo da diocese de São Carlos, assumiu o posto no mês de novembro do ano passado e foi o responsável por Catanduva ate agora.

Dom José Benedito Cardoso.

Quem assumira a cadeira de Bispo titular de Catanduva, a partir de agora, é Dom José Benedito Cardoso, Nascido em 12/09/1961 em Angatuba, uma cidade com cerca de 25 mil habitantes na regiao de Itapetininga.

Dom José estudou filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba e teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), na capital do estado. Formou-se Bacharel em Direito Civil pela Fundação Karnig Bazarian (Faculdades Integradas de Itapetininga) e foi licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico de São Paulo.

Em 23 de novembro de 1986, foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Sorocaba, e ocupou diversos cargos e posições dentro da estrutura da igreja catolica, ate ser ordenado, em março de 2019, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo onde esteve ate a presente nomeção.

O Novo Bispo

Na coletiva de imprensa, Dom Luiz disse que o novo bispo de Catanduva possui uma forte tendencia pastoral, integrando, inclusive, a Comissão Pastoral para a Liturgia nas conferências Nacional dos Bispos do Brasil e que, em sua opinião, a igreja católica em Catanduva esta bem estruturada. O Bispo interino realizou uma conexão virtual com o novo Bispo para que o mesmo conversasse com a imprensa de Catanduva e Dom José mostrou-se feliz com a nomeação e satisfeito com a transferencia para uma cidade do interior do estado, como a que ele foi criado.

Saudação da CNBB ao novo Bispo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao dom José Benedito.

Estimado irmão, Dom José Benedito Cardoso,

Manifestamos nossa imensa alegria com a notícia de sua nomeação pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, para a diocese de Catanduva (SP), no regional Sul 1 da CNBB.

Ao enviar votos de um frutuoso ministério à frente da Igreja Particular do Estado de São Paulo, recordamos as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, na Conferência dos Institutos Missionários da Itália, dia 11 de maio de 2023.

“Encorajo-os a seguir em frente com coragem, para que a força do Espírito encontre sempre na Igreja e no mundo mentes e corações desejosos de semear a Palavra e de levar a alegria do Senhor Ressuscitado a todos, derrubando barreiras e favorecendo a construção de uma sociedade fundada nos princípios evangélicos da caridade, da justiça e da paz.”

Rogamos a São Domingos de Gusmão, padroeiro da diocese de Cantanduva, que lhe conceda sabedoria e discernimento necessários à esta nova etapa de seu ministério a serviço da Igreja.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Nomeacao-do-papa

Fotos da coletiva:

Declaração do Novo Bispo Dom José Benedito Cardoso

Share this content:

Publicar comentário