Carregando agora

Bispo de Catanduva renúncia ao cargo.

Bispo de Catanduva renúncia ao cargo.

O Bispo abandona o cargo depois de 4 anos em como Bispo de Catanduva

O Vaticano, anunciou hoje, 01/11 a aceitação do pedido de renuncia do Bispo de Catanduva, com um texto curto em uma nota publicada no Boletim de renuncias e nomeações com os seguintes dizeres traduzidos do Italiano:

“Renúncia do Bispo de Catanduva (Brasil)

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Catanduva (Brasil) apresentada por S.E. Monsenhor Valdir Mamede.”

A integra da nota, que inclui a nomeação do Bispo auxiliar de Florianopolis pode ser lido na integra, em italiano, no final da matéria.

Quem substitui o Bispo interinamente, ate a indicação de um novo bispo, é dom Luis Carlos Dias, Bispo de São Carlos.

Dom Valdir Mamede

Dom Valdir assumiu como o 3o Bispo de Catanduva, em 31 de agosto de 2019, substituindo Dom Otacilio Luziano da Silva, que renunciou em outubro de 2018 depois de 8 anos de bispado. Dom Otacilio, por sua vez, substituiu o primeiro bispo da cidade, Dom Antônio Celso de Queiroz, que ocupou o cargo de 2000 ate sua apoesentadoria em 2009. donAntonio faleceu em abril desde ano aos 89 anos.

Valdir Mamesde nasceu em 21 de julho de 1961, na cidade de Silvanópolis, MG e aos 18 anos, o religioso ingressou na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, na Arquidiocese de Pouso Alegre, MG.

Formou-se em Filosofia, Teologia e Direito Canonico tendo recebido sua ordenação sacerdotal no ano de 1988, atuou em varias paroquias brasileiras e como professor em seminarios e cursos da igreja ate, em 2013, ser ordando Bispo. Tendo sido bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Bispo Titular de Naíssoantes de assumir como Bispo Diocesano de Catanduva em pomposa cerimonia na igreja matriz, onde recebeu as chaves da cidade da então prefeita, Marta do Espirito Santo.

Escandalo e Pressão

Segundo o jornal, a Gazeta do interior, de Uchoa , o Bispo de Catanduva teria reunciado por nao suportar a pressão em função de sua determinação, às 34 paroquias da diocese, de unirem-se para financiar o pagamento de multa recebida pelo padre conhecido como Barrinha, que foi condenado, junto com a dioscese a pagar uma indenização de R$ 500 mil a uma vitima de abuso sexual nop ano de 2013, em Sales (SP).

Posse Canônica de Dom Valdir Mamede – Foto Diocese de Catanduva

Boletim do Vaticano com a aceitação da renuncia de Dom Mamede

Rinunce-e-nomine-dom-Mamede

Share this content:

Publicar comentário