Carregando agora

Paisagismo: fertilizante orgânico melhora o cultivo das flores e jardins

Paisagismo: fertilizante orgânico melhora o cultivo das flores e jardins

Resultados são positivos até mesmo em grandes áreas públicas, nas quais o solo costuma ser ruim e degradado

A utilização de fertilizantes orgânicos, produzidos a partir da compostagem principalmente do lodo de esgotos, tem proporcionado bons resultados no crescimento e saúde das plantas em parques, praças públicas e jardins residenciais na cidade de São Paulo. É o que se constata nos trabalhos assinados pelo paisagista Nik Sabey.

“Uso os insumos há quatro anos e fui percebendo que as plantas reagem muito bem”, enfatiza. 

Para Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e responsável técnico pelos adubos, é importante aumentar a produtividade no âmbito da cadeia produtiva da floricultura, que vem crescendo no Brasil. Em 2021, na comparação com o ano anterior, o mercado avançou 15%, segundo dados da Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura). O faturamento saltou de R$ 9,6 bilhões para R$ 10,9 bilhões. Os três segmentos com maior receita foram a decoração, autosserviço e o paisagismo.

São oito mil produtores de flores e plantas no Brasil, cultivando mais de 2,5 mil espécies. O setor emprega 209 mil pessoas diretamente, sendo 38,76% das ocupações referentes à produção, 4,31% à distribuição, 53,59% ao varejo e 3% a outras funções. “Portanto, quanto mais fatores, como a adubação adequada, contribuírem para incrementar os resultados, maior será o potencial de expansão dessa cadeia produtiva”, pondera Oliveira.

A eficácia do uso correto de fertilizantes no desenvolvimento dos cultivares é reconhecido por profissionais do paisagismo.

“Minha percepção quanto ao produto da Tera é de que ele é muito completo. As plantas respondem rapidamente e ficam com saúde e vitalidade muito perceptíveis. Por isso, procuro sempre levantar a bandeira dos insumos orgânicos”, salienta o paisagista Nik Sabey. 

Outro aspecto positivo dos fertilizantes que Sabey aponta é seu caráter de sustentabilidade e aderente à economia circular.

“Essa peculiaridade do insumo, com o reaproveitamento econômico de um material que seria descartado em grande volume, causando impacto ambiental positivo, também agrada os clientes”. 

O paisagista conta que os fertilizantes orgânicos compostos o conquistaram inicialmente pelos bons resultados que proporcionaram em áreas públicas, nas quais o solo é muito ruim e degradado. Depois, passou a utilizar em jardins de distintos portes e até em vasos, com respostas também positivas das plantas.

A Tera Nutrição Vegetal é uma das empresas que produzem este tipo de fertilizante orgânico.

Share this content:

Publicar comentário