Carregando agora

Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor 11 dias após sua morte.

Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor 11 dias após sua morte.

A Rainha está morta vida Longa ao Rei

Há 11 dias a tras, no dia 09 de Setembro, a BBC News, veículo oficial de comunicação do governo britânico, confirmou a morte da rainha Elizabeth II, chefe de Estado do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e demais monarquias que compõem a Comunidade Britânica. Elizabeth foi a rainha com maior reinado na história da Inglaterra, exercendo a função desde 1953.

Com a morte de Elizabeth II, a coroa passa ao seu filho mais velho, Charles, até então príncipe de Gales.

Velorio, cortejo e funeral.

Foram onze dias de velório, cerca de 400 mil visitas do público, que enfrentaram filas de ate 12 horas para passar ao lado do caixão da monarca, envolto em seu estandarte real e com a coroa cravejada de diamantes. Mais de 1000 atendimentos médicos foram solicitados nas filas de espera e pelo menos um dos guardas reais desmaiou durante o velorio.

Todos os oito netos da rainha ficaram em uma vigília silenciosa ao lado de seu caixão neste sábado (17), seguindo o exemplo do rei Charles III e seus irmãos na noite anterior, e encerrando outro dia em que milhares esperam para prestar homenagem à monarca que morreu em 8 de setembro. 

Thank you for watching

O rei Charles III e seu filho mais velho, o príncipe William, fizeram uma visita inesperada neste sábado para cumprimentar as pessoas que esperavam para passar pelo caixão de Elizabeth, apertando mãos e agradecendo aos enlutados na fila perto de Lambeth Bridge.

A última despedida da monarca conta com uma procissão com milhares de militares, a família real e diversos chefes de Estado do mundo, entre eles o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), que estava acompanhado de sua esposa Michelle, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Emanuel Macron, presidente da França, assim como o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Também marcaram presença a primeira-ministra da Inglaterra, Liz Truss, e o antecessor ao cargo Boris Johnson. 

De acordo com a rede estatal britânica, BBC News, são cerca de 4 mil integrantes das forças armadas participando do cortejo fúnebre da Rainha

A Rainha

A BBC News, veículo oficial de comunicação do governo britânico, confirmou a morte da rainha Elizabeth II, chefe de Estado do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e demais monarquias que compõem a Comunidade Britânica. Elizabeth foi a rainha com maior reinado na história da Inglaterra, exercendo a função desde 1953. Com a sua morte, a coroa passa ao seu filho mais velho, Charles, até então príncipe de Gales.

Além de ter seu reinado marcado pela longa duração, Elizabeth foi a última monarca do Império Britânico. Com mais de 33 milhões de km² em seu auge, o império britânico foi o maior da história, com colônias espalhadas no Caribe, África, Ásia e enclaves em pontos estratégicos para o comércio no mar Mediterrâneo. O império chegou, em 1913, a possuir territórios em todos os fuso-horários no mundo, dando origem à máxima “o sol nunca se põe no Império Britânico”.

Elizabeth II foi coroada em um momento em que o império ainda contava com grande parte de suas colônias. O elevado custo para manutenção de territórios, que em grande parte desejavam independência, e as dívidas deixadas pelas duas guerras mundiais obrigaram a coroa e o parlamento britânico a abrir mão de suas colônias, em um processo que durou as últimas décadas do século XX.

Share this content:

Publicar comentário