Carregando agora

Saúde oferece acompanhamento domiciliar ao paciente pós-internação

Saúde oferece acompanhamento domiciliar ao paciente pós-internação

Humanização!

A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva oferece serviço que visa atendimento a egressos hospitalares, no contexto da alta qualificada. A EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar) é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e psicólogo. Juntos, os profissionais fazem todo o planejamento do cuidado que o paciente precisa, antes e após a alta hospitalar.

O trabalho da EMAD começou no início da pandemia da covid-19 e foi intensificado em 2021. As atividades da equipe ocorrem em consonância com os hospitais, Padre Albino e Emílio Carlos, e com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Por meio de informações prestadas por essas unidades e também por visitas da equipe à essas unidades, chamadas de “visitas beira-leito”, a EMAD avalia a complexidade do caso, identifica o paciente que precisa de maior atenção, com acompanhamento mais freqüente e intensificado. Num primeiro momento, a equipe vai até o leito, avalia condição do paciente, faz o reconhecimento da família e traça plano de cuidado para ser aplicado após a alta.

“O trabalho tem obtido resultados significativos em relação à qualidade da alta do paciente. A tendência é fortalecer as ações da equipe”, ressalta o secretário de saúde, Rodrigo Neves.

Ao mesmo tempo, em casos mais leves, o paciente que necessita de acompanhamento uma única vez na semana, acaba recebendo suporte da equipe da Unidade de Saúde do bairro – Atenção Básica, que também acompanha o paciente em domicílio.

Reconhecimento

A experiência bem-sucedida da EMAD foi apresentada no Congresso Nacional de Secretaria Municipais de Saúde, realizado em Campo Grande, entre os dias 12 e 15 de julho. Por conseqüência, o projeto obteve premiação no eixo de regulação do SUS (Sistema Único de Saúde). “Pra nós é uma vitória importante, porque mostra o potencial de Catanduva na área da saúde, para os cerca de 5 mil municípios que estavam ali representados no evento. Ao mesmo tempo, conhecemos trabalhos de excelência para ser aproveitados em nossa gestão”, finaliza o secretário.

Equipe do EMAD

Share this content:

1 comentário

comments user
Marílena Virgínia Loureiro dos Santos

Eu agradeço ao.posto de saúde as enfereneira do pacha 2 que tem acompanhado a minha mãe já faz mais de 2 anos …… o tratamento a paciência delas é de tirar o chapéu…sempre nos orientando e dando total atenção no tratamento
Tbm.a enfermeira chefe e o médico estão de parabéns pelo trabalho …..
Foram.srmpre atenciosos aqui conosco….as meninas agente comunitária sempre..nos orientado tbm…grata a essa equipe 🥰🙌🏽
[email protected]

Publicar comentário