Carregando agora

Instituto do Câncer promove live especial no Dia Mundial do Câncer, sexta feira (03)

Instituto do Câncer promove live especial no Dia Mundial do Câncer, sexta feira (03)

Transmissão nesta sexta-feira (4) no Instagram ensinará receitas para aliviar sintomas dos tratamentos oncológicos

Para marcar o Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta sexta-feira (4), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, promoverá a live “A alimentação e o bem estar do paciente” no Instagram @institutodocancersp, às 13h.

Com o objetivo de orientar a população sobre a alimentação do paciente oncológico, será transmitida uma aula da Cozinha Experimental do Instituto com receitas nutritivas e saudáveis para aliviar sintomas, como náuseas, vômitos, constipação intestinal, falta de apetite e desidratação, que possam surgir em decorrência dos tratamentos de câncer. O público poderá participar enviando perguntas durante a transmissão.

“Durante o tratamento do câncer, a alimentação adequada pode ajudar o paciente tanto a evitar a perda ou recuperar o peso corporal, como também, melhorar a condição clínica e nutricional, auxiliando na redução dos efeitos colaterais relacionados a quimioterapia e radioterapia ou otimizando a cicatrização da ferida operatória, reduzindo o risco de infecção e o tempo de internação durante a recuperação cirúrgica”, comenta a chefe do Serviço de Nutrologia do Icesp, Dra. Sabrina Segatto Valadares Goastico.

A abertura da live será feita pela Dra. Sabrina Segatto e pela nutricionista e coordenadora da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Icesp, Gislaine Ozório. A coordenadora de nutrição Lia Mara Ribeiro e a nutricionista Mariana Bazzoli Arid serão as responsáveis por apresentar as receitas, que serão reveladas durante a transmissão.

Sobre a Cozinha Experimental

Criada em 2009, a Cozinha Experimental é uma atividade realizada pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp com o objetivo de desenvolver receitas para oferecer educação nutricional aos pacientes, familiares, cuidadores e também aos profissionais do Instituto, ensinando a como se alimentar com mais qualidade e qual a maneira correta de preparar os alimentos. A iniciativa envolve técnica dietética, gastronomia e humanização. Além de nutricionistas, a Cozinha Experimental conta com a participação de psicólogos e profissionais de saúde em campanhas de conscientização, como Outubro Rosa e Novembro Azul.

Sobre a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)

A EMTN é um grupo composto por médicos, profissionais de nutrologia, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social que atende pacientes em terapia nutricional parenteral (alimentação via endovenosa) e enteral (alimentação via sonda) e visa melhorar o estado nutricional e a composição corporal do paciente oncológico, contribuindo para reduzir complicações, aumentar a tolerância ao tratamento e proporcionar qualidade de vida. Foi credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2011.

Materia publicada no site do governo do estado de SP.

Share this content:

Publicar comentário