Instituto do Câncer promove live especial no Dia Mundial do Câncer, sexta feira (03)
Transmissão nesta sexta-feira (4) no Instagram ensinará receitas para aliviar sintomas dos tratamentos oncológicos
Para marcar o Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta sexta-feira (4), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, promoverá a live “A alimentação e o bem estar do paciente” no Instagram @institutodocancersp, às 13h.
Com o objetivo de orientar a população sobre a alimentação do paciente oncológico, será transmitida uma aula da Cozinha Experimental do Instituto com receitas nutritivas e saudáveis para aliviar sintomas, como náuseas, vômitos, constipação intestinal, falta de apetite e desidratação, que possam surgir em decorrência dos tratamentos de câncer. O público poderá participar enviando perguntas durante a transmissão.
“Durante o tratamento do câncer, a alimentação adequada pode ajudar o paciente tanto a evitar a perda ou recuperar o peso corporal, como também, melhorar a condição clínica e nutricional, auxiliando na redução dos efeitos colaterais relacionados a quimioterapia e radioterapia ou otimizando a cicatrização da ferida operatória, reduzindo o risco de infecção e o tempo de internação durante a recuperação cirúrgica”, comenta a chefe do Serviço de Nutrologia do Icesp, Dra. Sabrina Segatto Valadares Goastico.
A abertura da live será feita pela Dra. Sabrina Segatto e pela nutricionista e coordenadora da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Icesp, Gislaine Ozório. A coordenadora de nutrição Lia Mara Ribeiro e a nutricionista Mariana Bazzoli Arid serão as responsáveis por apresentar as receitas, que serão reveladas durante a transmissão.
Sobre a Cozinha Experimental
Criada em 2009, a Cozinha Experimental é uma atividade realizada pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp com o objetivo de desenvolver receitas para oferecer educação nutricional aos pacientes, familiares, cuidadores e também aos profissionais do Instituto, ensinando a como se alimentar com mais qualidade e qual a maneira correta de preparar os alimentos. A iniciativa envolve técnica dietética, gastronomia e humanização. Além de nutricionistas, a Cozinha Experimental conta com a participação de psicólogos e profissionais de saúde em campanhas de conscientização, como Outubro Rosa e Novembro Azul.
Sobre a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)
A EMTN é um grupo composto por médicos, profissionais de nutrologia, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social que atende pacientes em terapia nutricional parenteral (alimentação via endovenosa) e enteral (alimentação via sonda) e visa melhorar o estado nutricional e a composição corporal do paciente oncológico, contribuindo para reduzir complicações, aumentar a tolerância ao tratamento e proporcionar qualidade de vida. Foi credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2011.
Materia publicada no site do governo do estado de SP.
Share this content:
Publicar comentário