Carregando agora

PSDB escolhe João Dória como candidato a presidente da república.

PSDB escolhe João Dória como candidato a presidente da república.

O PSDB retomou na manhã deste sábado as prévias para escolher seu pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022.

Ao todo, 44.700 filiados se inscreverem para participar da escolha interna. Às 10h, o número de votantes saltou para 5966 e o partido informou que o problema com o navegador Safari, da Apple, estava resolvido.

Estão na disputa os governadores Eduardo Leite e João Doria, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. O gaúcho e o paulista são apontados como favoritos.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, João Doria, governador de São Paulo, e o ex-senador pelo Amazonas Arthur Virgílio disputam os votos de 44.697 afiliados e mandatários inscritos. 

Como foi a votação?

Segundo informações contidas no site do PSDB, exclusivamente para os Prefeitos e Vice-Prefeitos; Deputados Estaduais e Distritais; Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais, a votação foi presencial, estes participaram de evento um em Brasília e votaram diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral. os que não puderem comparecer em Brasília, poderão votar pelo aplicativo Prévias PSDB.

Os filiados e vereadores votarão, exclusivamente, pelo aplicativo Prévias PSDB, ainda que estejam participando do evento em Brasília.

Os votos não tiveram o mesmo valor pra todos os envolvidos. Foram 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos e os votantes foram divididos dessa forma:

  • Grupo I: Filiados
  • Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
  • Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
  • Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

Os grupos tiveram pesos diferentes.

Previa do PSDB 2021
Arthur Virgílio, João Doria e Eduardo Leite

E o escolhido foi…. João Dória

Depois de conferir os votos e computar os pesos, o presidente do partido, Bruno Araujo, anunciou o resultado que indicou como pré-candidato às eleições de 2022 à presidência da república, o governador de São Paulo João Dória.

Dória conquistou a prévia com 53,99% dos votos contra 44,66% do rival, Eduardo leite.

João Dória, com 63 anos, é paulistano, e foi prefeito da capital do estado entre 1 de janeiro de 2017 e 6 de abril de 2018 e ocupa, atualmente o cargo de Governador do Estado de São Paulo.

Share this content:

1 comentário

comments user
Tabajara Toledo Campos

O tucano vai ficar sem asas…quando comecou o PSDB eu falei pro FHC vcs comecaram o partido erradamente…o PSDB nao tem base….e o FHC concordou comigo…o Tucano nao tem pe…so tinha asas… Agora a tendencia e virar um partido pequeno…sem apoio da esquerda e sem apoio da direita.

Publicar comentário