×

Desejo popular foi mais forte: Prefeitura e Mahatma Gandhi abrirão o ‘Hospital da dengue’ no dia 17.

Desejo popular foi mais forte: Prefeitura e Mahatma Gandhi abrirão o ‘Hospital da dengue’ no dia 17.

A voz do povo é a voz de Deus

Pressionado pelo forte clamor popular e pelas ações da câmara, que realizou uma audiência pública, no último dia 03 de fevereiro neste sentido, o prefeito municipal de Catanduva Afonso Macchione Neto, através da secretaria de saúde, resolveu por abrir o solicitado “hospital da dengue”.

Foi necessária a comoção popular em todas as redes sociais e grupos de bate papo, para que ações concretas fossem tomadas, como a convocação da audiência pública e um requerimento ao prefeito pela implantação do atendimento especial, ambos a pedido do vereador André Beck.

Enrolação

O Secretário de Saúde, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, esteve na audiência do dia 03 e defendeu a não necessidade da abertura do hospital da dengue, alegando que seria cedo e que o número de atendimentos deveria aumentar antes que esta atitude fosse tomada. apresentou vários gráficos e justificativas que não convenceram.

Na última sessão da câmara, que ocorreu na terça-feira, dia 11, alguns dos vereadores chamaram o prefeito e o secretário de saúde de assassinos na tribuna, pela ineficiência e vagareza na solução dos problemas.

O Hospital Mahatma Gandhi circulou um release explicando sua participação no processo de abertura do hospital, você pode ler o release, a seguir, na integra.

Associação Mahatma Gandhi atuando em prol da população catanduvense na unidade de tratamento de dengue!

A Prefeitura Municipal de Catanduva, através da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando, em regime de urgência, a UNIDADE DE TRATAMENTO DE DENGUE, que estará funcionando a partir da próxima segunda-feira, dia 17, ocupando o prédio do Centro de Saúde Dr. José Perri, o “Postão” da Rua Pará, na região central.

Esta Unidade, exclusiva aos casos de Dengue, funcionará todos os dias (de segunda à segunda-feira), das 07 às 19 horas, contando com profissionais exclusivos para este atendimento.

A Associação Mahatma Gandhi estará disponibilizando todos os profissionais, incluindo 06 Enfermeiros, 21 Auxiliares ou Técnicos de Enfermagem, 03 Auxiliares de Serviço de Higiene e Limpeza, 06 Auxiliares Administrativos e 03 Médicos.

Para tornar viável esta Unidade, a Associação Mahatma Gandhi abriu mão de qualquer ganho referente gerenciamento e administração, que serão efetuados de forma gratuita, não onerando os cofres públicos municipal.

“Em Catanduva fazemos a gestão da UPA e de todas as UBSs. Temos um verdadeiro “raio X” da saúde de nossa cidade. Uma terra onde iniciamos nossa instituição e onde está implantada nossa sede e nosso hospital. Por isso, apesar das dificuldades que uma instituição beneficente atravessa, ainda assim entendemos que o momento é de união e que a saúde dos catanduvenses merece prioridade e esforço máximo. Desta forma optamos em realizar a gestão desta Unidade de Tratamento de Dengue sem nenhum custo operacional”, afirma Dr. Luciano Lopes Pastor, Presidente da Associação Mahatma Gandhi.

Unidade de Tratamento da Dengue

A prefeitura informou que a apertura do que ela chama de ‘Unidade de Tratamento da Dengue’ levará ao encerramento dos atendimentos nas unidades de saúde da Vila Soto e Parque Glória, que estão funcionando aos finais de semana, a partir do dia 22.

A Unidade de Tratamento da Dengue, será direcionada ao acolhimento e hidratação do paciente com suspeita de dengue.

O novo ponto de atendimento será montado no Centro de Saúde Dr. José Perri, o antigo Postão, R. Pará, 3 – Centro e funcionará das 7 às 19 horas, todos os dias da semana. A medida é complementar às ações já tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início do ano, com intuito de garantir acesso e acompanhamento aos pacientes.

Com a abertura do novo ponto, que terá equipes médica e de enfermagem ligadas ao Mahatma Gandhi, os procedimentos oferecidos no local, haverá consulta médica, hidratação e realização de exames. Após as 19 horas, os atendimentos serão mantidos na UPA. Os casos mais graves continuarão a ser encaminhados aos hospitais de referência.

Manifestação de hoje

a população ainda encontra-se insatisfeita, o novo ponto de atendimento terá o horário limitado às 19 horas, o que prejudicará muito os atendimentos, a necessidade de um posto 24 horas é o que sente o catanduvense e em função disso, uma manifestação marcada para hoje (14/02) as 17:00 horas não foi cancelada e acontecerá em frente ao prédio da prefeitura.

A Dengue é para todos

Boatos circularam hoje pelos grupos de bate papo da internet, apontando o prefeito Afonso Macchione Neto, como a mais nova vitima do Aedes Egypt. O prefeito teria contraído dengue e agora faria também parte das estatísticas. Nada foi, porem, confirmado e o caso tornou-se uma piada onde perguntava-se se o alcaide seria atendido em algum postinho ou na UPA.

Catanduva ultrapassa 2000 casos positivos de dengue

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o aumento de casos continua, desde o início do surto de dengue, em outubro de 2019 até agora, Catanduva acumula 5857 casos suspeitos, 2031 casos positivos de dengue e 2541 notificações aguardam resultados de exames. Neste período, seis (6) mortes provocadas pela doença foram registradas na cidade e mais um óbito está em investigação.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva clique nas figuras para amplia-las.

O Maior número de casos concentra-se no bairro São Francisco, com 94 casos, o segundo lugar esta com o centro com 76 ocorrências, seguido pelo Higienópolis com 54 e Vila Sotto com 53 casos.. No mapa de ocorrências percebe-se que nenhum bairro de Catanduva ficou sem, pelo menos, 1 caso de Dengue.

Share this content:

Publicar comentário

You May Have Missed