Procon alerta para golpes virtuais de auxílio emergencial e FGTS
Golpes Virtuais
A pandemia de coronavírus acende o alerta para os golpes virtuais. Diante disso, a Fundação Procon orienta os consumidores para alguns dos golpes que mais chamam a atenção. Os estelionatários estão agora roubando dados da população por meio do envio de links falsos.
“Infelizmente, há criminosos que se aproveitam da situação enfrentada para causar prejuízo às pessoas”, destaca a coordenadora local do Procon, Beatriz Trigo.
A estratégia dos golpistas
A estratégia adotada é baseada no início do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, que é concedido pelo governo federal aos trabalhadores autônomos e informais no período de quarentena.
O saque do FGTS, que também foi anunciado pelo órgão, permite a retirada de parte do saldo das contas ativas e inativas, uma maneira de minimizar os efeitos econômicos da pandemia. Esse é outro benefício que merece atenção.
Vários tipos de golpes
O golpe vem de diversas formas, seja pelo envio de links com falsas ofertas de ajuda, a auxílio, dinheiro, conteúdo que chega pelo WhatsApp, redes sociais e emails que podem roubar dados pessoais das vítimas, o que acaba prejudicando ainda mais a situação financeira das famílias.
Além do auxílio emergencial e saque do FGTS, os estelionatários têm usado outras ofertas e informações para aplicar golpes como, por exemplo, os falsos aplicativos. Algumas dicas são fundamentais para não cair nesse tipo de cilada:
- Para obter informações e pedir o auxílio emergencial, acesse os sites oficiais (governo federal e Caixa Econômica Federal);
- Sobre o saque do FGTS, dúvidas sobre valores e a data do saque podem ser consultadas no aplicativo do FGTS e pelo site da Caixa;
- Não acredite em ofertas de ajuda, auxílio, dinheiro etc enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
- Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
- Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
- Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
- Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
- Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone.
Em caso de dúvidas, consulte o Procon Catanduva pelo telefone 3531-9138.
Share this content:
Publicar comentário