Fatec Catanduva recebe imprensa e empresários para visita guiada à reforma do prédio sede
A direção da FATEC Catanduva convidou repórteres para uma visita dirigida à reforma que acontece no prédio da faculdade
A Diretora Rosimar Shimelo recebeu no prédio em reformas, da Faculdade de Tecnologia de Catanduva, no Centro da cidade, representantes da imprensa, do IFSP e de empresas da cidade, para uma visita guiada pelo prédio e a apresentação do andamento das reformas. A Visista aconteceu no último dia 18 e fomos acompanhados, além da diretora, pelo Engenheiro responsável pela obra, que mostrou e explicou os passos, valores e resultados da construção. O prédio antigo, além de restaurado, está recebendo itens importantes de acessibilidade como um elevador além de modernizado em sua planta elétrica e de T.I..
A FATEC Catanduva está na reta final da reforma do edifício histórico que abriga a faculdade.
A Faculdade de Tecnologia de Catanduva – FATEC, instituição do Centro Paula Souza, regida pelo governo do estado, desde 2011 ocupa um prédio histórico situado na rua Maranhão esquina com a Cuiabá, prédio esse que, devido a sua longa idade e ausência de manutenção adequada por muitos anos, apresentava problemas graves de estrutura e infraestrutura tendo tido inclusive, grande parte de suas salas interditadas para o uso há algum tempo.
A deterioração do edifício, obrigou a instituição a locar outras salas em outros locais para manter os cursos funcionando nos últimos anos, e um sonho da direção e do corpo docente era viabilizar uma reforma que adequasse o belo imóvel às necessidades da escola.
História do edifício
O prédio teve sua pedra fundamental lançada em 07 de Setembro de 1928 em um terreno, doado pela municipalidade, de cujo projeto encarregou-se o professor Souza Campos, engenheiro e médico residente em São Paulo para a instalação do “Lyceu Rio Branco de Catanduva”, um estabelecimento de ensino que poderia, segundo o site Cidade Feitiço ‘Corresponder ao singular e crescente progresso local e aos anseios da nossa riquíssima região. Tendo à frente dessa Escola o Dr. Antonio de Sampaio Dória, esse traçou um minucioso plano para formação da nova casa de ensino, alicerçando-a sobre sólidas bases científicas e práticas de molde a garantirem pleno êxito educativo ao empreendimento.’
Conquista da Reforma
No dia 29/11/2019 , com intervenção do repórter desta matéria, foi realizada uma reunião do então Secretário de infra estrutura do Governo João Dória, Marco Vinholi, com a diretora da instituição de ensino, Rosimar de Fátima Schinelo e o coordenador Marco Antônio de Grandi, e atendendo ao pedido dos dois, o secretário entrou em contato com a Coordenadora do Instituto responsável e agilizou os contatos. Como Resultado dessas ações, no dia 29 de janeiro do ano seguinte, no Salão de Despachos no Palácio dos Bandeirantes, o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, teve um encontro com representantes de emissoras de rádio do Interior do Estado e anunciou a reforma da FATEC Catanduva.
Passado quase dois anos da Reunião entre o dirigentes da Fatec e o Secretário Vinholi, na quinta-feira dia 11 de Novembro de 2021, o Governador João Doria assinou a autorização para início das obras de reforma da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Catanduva em um evento, no teatro Municipal Aniz Pachá, de Catanduva, no qual ele participou virtualmente. O encontro contou com a presença da secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Marina Bragante, e da vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon Bianco, além da diretora da Fatec Catanduva, Rosimar de Fátima Schinelo..
Veja o Link da Matéria clicando aqui.
No discurso virtual, Doria ressaltou o papel da Fatec na formação de profissionais capacitados para atender às demandas locais.
“O Centro Paula Souza é de primordial importância no Estado de São Paulo. Com esse investimento, vamos melhorar ainda mais a qualidade do Ensino Tecnológico da Fatec Catanduva”, disse.
A Reforma
Inicialmente o investimentos estava programado em R$ 4,7 milhões na reforma da cobertura e das instalações elétricas e hidráulicas da Fatec Catanduva, bem como na troca de revestimentos e pintura geral do prédio. Além da construção de escadas de emergência e caixas para instalação de elevador e a a previsão das obras é de 720 dias ou seja a entrega estava programada para, no máximo, 09 de Dezembro de 2023, já que as obras foram iniciadas no dia 19 de dezembro de 2021. No momento, o engenheiro responsável pela obra, realizada pela Construtora Brasil, Matheus Cabrini, acredita que a reforma seja entregue para as comemorações dos 15 anos da abertura da FATEC na cidade Feitiço que é 23 de setembro de 2023. Hoje a reforma tem um orçamento próximo a R$ 7 milhões e é a maior do estado de São Paulo em um único prédio.
Matheus explica que a reforma da FATEC Catanduva, comparada as outras reformas de FATECs no estado, é muito grande, a acessibilidade é um ponto importante aliada a segurança. Desde o piso até a cobertura tudo foi refeito ou transformado, mantendo a originalidade do prédio. E essa é a parte mais complicada da reforma, manter a originalidade! Um exemplo são as janelas, que foram todas retiradas e reformadas manualmente, uma a uma.
A FATEC Catanduva
Em Catanduva desde 2008, a Fatec hoje conta com 900 alunos matriculados em 3 cursos superiores, o de Tecnologia em Automação Industrial, Gestão Empresarial e Gestão da Tecnologia da Informação.
Os dados da faculdade podem ser vistos em http://fateccatanduva.edu.br/
Fonte dos dados históricos da construção do prédio em : http://www.catanduvacidadefeitico.com.br/site/exibemateria.php?noticia_id=772
Galeria de Fotos:
Share this content:
Publicar comentário