Ataque de hackers tira Ministério da Saúde do ar
Certificado virtual de vacinação e outros serviços estão indisponíveis.
Em torno da 1:00 hora da manhã de hoje (10/12), hackers atacaram o site do Ministério da Saúde, bloqueando o acesso aos dados e pedindo resgate para recuperar as informações roubadas. Os hackers dizem ter 50 TB (terabytes) de dados sequestrados que serão deletados no caso de não pagamento do resgate.
O ataque foi do tipo Ransomware que é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.
A ação dos hackers
O ataque foi realizado pelo grupo Lapsus$ Group, que assumiu a autoria do ataque cibernético deixando a mensagem “Nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar. Até a manhã de hoje, o governo não declarou se pagará o resgate.
Conecte SUS
Além do site do Ministério da Saúde, o portal conecte SUS, que emite o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, e de interação com Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à pasta, também sofreu ataque cibernético. Ele está fora do ar e exibe a mesma mensagem.
No entanto, o aplicativo do Conecte SUS usado em aparelhos celulares não foi afetado, porém, ao tentar acessar o atestado de vacinação da COVID-19, usuários encontram uma mensagem de indisponibilidade da mesma, esse fato tem criado problemas para pessoas que necessitam embarcar em voos internacionais, que exigem a apresentação de comprovação de vacina.
Mais informações no decorrer do dia:
Share this content:
Publicar comentário