Escolas declaram guerra contra o Aedes e integram mobilização
Conscientização
A conscientização é a palavra-chave da Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti. A campanha ganhou o apoio das escolas que declararam guerra contra o mosquito. A mobilização conta com a parceria das crianças em pedágios educativos e também na produção do material entregue para a comunidade. Com a participação de todos, a #catanduvacontradengue vai viralizar.
Conforme explica o responsável pelas ações educativas da EMCAa, Diego Palmieri, a proposta foi encaminhada para a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em busca de parceria para a divulgação à comunidade, devido o aumento nos casos de dengue. “Nós fizemos um levantamento das escolas em diversos pontos da cidade, inclusive onde há maior incidência de dengue e fizemos um planejamento de atividades”, explica Diego.
Trabalho desenvolvido nas escolas municipais
As escolas municipais de Ensino Fundamental desenvolveram trabalho interno de divulgação e preparação de materiais, que também foram enviados aos pais. Já os alunos do Ensino Infantil realizaram pedágios e passeatas, que incluíram a distribuição de panfletos desenvolvidos pelas próprias crianças.
“Nessa produção e divulgação, as crianças criaram um vínculo afetivo com o tema, sentindo-se parte da ação, tendo intimidade com o material, além de desenvolver empatia com a divulgação do tema e falarem com os pais, que também se transformam em propagadores no combate à dengue com toda a comunidade”, complementa o responsável pelas ações educativas da EMCAa.
Palavras da Secretária de Educação
Secretária de Educação, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca destaca que o trabalho é abrangente, do Ensino Infantil ao Fundamental II. “A conscientização é necessária. Os conceitos vêm sendo trabalhados e vivenciados pelas crianças desde a primeira infância, com atividades de teatro, músicas e projetos pedagógicos que os alunos aprendem, e mais conscientes, conseguem passar todos os cuidados para a própria casa e família. Acreditamos que só através da conscientização é que conseguiremos combater o Aedes aegypti”, finaliza.
As atividades também incluem a divulgação nas escolas particulares para chamar a atenção sobre a importância do combate à dengue e também da Rede Estadual, para compor o arrastão contra o Aedes aegypti marcado para a sexta-feira, dia 29.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva
Share this content:
Publicar comentário