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Escolas municipais superam barreiras e trazem inclusão social nas atividades remotas

Escolas municipais superam barreiras e trazem inclusão social nas atividades remotas

foto: Nicoly durante o aprendizado remoto.

A educação supera barreiras!

Nas escolas municipais, uma rede de aprendizagem traz para as atividades em casa, conteúdos de qualidade para a continuidade da aprendizagem. Com a inclusão social, os ensinamentos ganham reforço extra e promovem a integração de alunos e famílias.

André

Patrícia Pereira Ângulo Vilarinho é professora de Libras nas escolas Graciema Ramos da Silva, Luzia Aparecida Sestito Gradella e Claudiomar Couto. A educadora tem ampla experiência na área e conta que atua com três alunos surdos na rede municipal. O Arthur, que está no terceiro ano do Ensino Fundamental, que tem pais surdos, a Nicoly, do primeiro ano do Ensino Fundamental e o André, que retomou os estudos na Educação de Jovens e Adolescentes, EJA e atualmente está no quarto ano do Ensino Fundamental, aos 35 anos.

“O André é um aluno que veio de outro estado e que chegou para a gente em 2019 e não tinha nenhum tipo de comunicação, não utilizava nenhum tipo de sinal convencional. Ele mesmo havia criado uma forma de se comunicar e hoje, interage de uma forma extremamente positiva comigo e com a comunidade surda, da qual o coloquei em contato”

Destaca a educadora.

O atendimento para os alunos surdos é feito de forma virtual, duas vezes por semana.

“No caso do Arthur e da Nicoly, que são crianças, trabalhamos a introdução do alfabeto em libras, a comunicação e a linguagem de sinais do cotidiano e a parceria com as professoras das salas de aula, coordenadores e a secretaria de Educação que nos dá uma abertura muito bacana para esse trabalho”

Comenta Patrícia.

A importância da família na educação especial

Arthur

No caso do aluno Arthur, os pais também são surdos e graças a esse contato, os pais conseguem saber quais são as atividades desenvolvidas com o filho, além de fazerem todo o acompanhamento.  “Agora, com a volta às aulas presenciais, vamos inserir outro tipo de trabalho de inclusão desses alunos juntos nas salas de uma forma adaptada, inclusive com o material visual do alfabeto em libras e o contato com os demais alunos da sala e professores”, complementa.

A professora de Libras Luciana Mendonça Rossi atua nas escolas Carlos Alberto Spina e Gabriel Hernandez. Ela explica a importância da família no processo da educação e em especial da aluna Manuela, cuja mãe, a Jéssica, é surda. “Antes da mãe ter esse acesso, pela linguagem de sinais, ficava uma situação desconfortável. A  filha dela é uma criança bem ativa, esperta, presta atenção nas aulas, faz perguntas, mostra as figuras, os bichinhos, reconhece os nomes. Agora, com a integração da Libras, a mãe dela ficou mais tranquila, pois agora que ela entende o conteúdo, faz todo sentido. Faço esse trabalho com todo carinho e me sinto grata em receber esse reconhecimento da Jéssica, em poder entender, de fato, o que se passa com a filha no ambiente escolar. Isso, não tem preço”, afirma Luciana.

A professora também faz o acompanhamento de um aluno autista, o Brayan do berçário. “Por conta da pandemia, ainda não tivemos a oportunidade de nos conhecermos presencialmente, apenas pela telinha mesmo e as atividades que a mãe dele, a Maria Eduarda, tem feito. Com o lockdown, além da mãe, tivemos o contato com o pai e a avó do Brayan que presta atenção em todas as atividades, viu a apresentação dos animais selvagens e domésticos e ficou super concentrado”, complementa a professora, destacando a importância desse diagnóstico precoce para o encaminhamento dos alunos.

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