Carregando agora

Fundação Padre Albino conquista certificação do AME Catanduva no nível segurança

Fundação Padre Albino conquista certificação do AME Catanduva no nível segurança

As instituições de saúde estão buscando, cada vez mais, melhorar seus processos e assegurar a qualidade e segurança do atendimento. De modo geral, as acreditações dos serviços de saúde são processos onde é atestada a competência técnica. Sendo assim, a instituição demonstra estar em conformidade total com as normas e protocolos para a prestação do serviço. 

            O Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva, sob gestão da Fundação Padre Albino, acaba de ser Acreditado no Nível I (segurança) pela ONA/Organização Nacional de Acreditação, entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente. A Acreditação tem validade até 28/4/2023. O AME Catanduva foi avaliado pela instituição acreditadora IBES/Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação, versão 2018, Normas de Serviços Ambulatoriais. 

            A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. 

            A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. No Nível I acredita-se o princípio segurança; no Nível II, princípio gestão, e Nível 3, princípio excelência em gestão. 

            “A certificação ONA é método de avaliação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, ou seja, garantir que o paciente seja atendido da melhor forma quando necessitar de cuidado”, informou a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti. 

             “A Acreditação busca melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, além de proporcionar ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no ambiente, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente”, explica a gerente administrativa do AME, Karulini Polo. Ela ressalta que essa conquista é mérito de todos os colaboradores da Fundação Padre Albino e do AME, devido ao “comprometimento, empenho e envolvimento no atendimento de qualidade e segurança do paciente”. 

            Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação. 

Share this content:

Publicar comentário