Governo Tarcisio frustra professores e pagando a bonificação de resultados ao menor numero de professores da historia.
Fonte da imagem : Imagem de stockking no Freepik
Educação de SP deposita R$ 208 milhões em bônus para menos de 1/5 dos professores da rede publica do estado
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) creditou no dia 19 de julho valor referente à Bonificação dos resultados do ano de 2023. O valor foi de aproximadamente R$ 208 milhões de reais, dividido entre 39.200 servidores em 767 escolas do estado.
Acontece que, São Paulo tem um numero aproximado de 5.000 escolas e mais de 190.000 professores, e o estado, nos últimos 10 anos, não tinha pago o chamado bonus, a menos de 110.000 servidores, ou seja, o Governador Tárcisio bonificou menos da metade dos professores bonificados no pior ano do pagamento.
O Bônus.
O bônus mérito e bônus gestão, é um valor, extrafolha, pago aos professores e gestores da rede pública estadual pelo trabalho realizado durante o exercício anterior. O objetivo é premiar a assiduidade e a dedicação do professor, que vinha aumentando desde que o bônus, que foi instituído em pela lei complementar no. 890, de 28/12/2000.
Anos diferentes trouxeram regras diferentes que levaram o governo a pagar um valor superior ou um valor inferior, a cada ano para a classe, chegando ao maior valor histórico em 2015 com o Governador Alckmin, em 2015, pago em duas parcelas.
Este ano, apesar dos bons valores pagos, o governo optou por uma regra que excluiu, mais de 79% dos professores da bonificação, causando revolta nos docentes que consideram a ação do governador, um grande desrespeito a todos que dão seu suor pela educação estadual.
Impacto da ausência do Bonus na maioria das escolas da rede pública
Escutamos a opinião de um jovem professor do ensino médio, Caio Patané:
“Trabalho na rede estadual de educação desde 2017, e nunca havia ficado sem receber o bônus. Mesmo durante a pandemia, visto como algo importante para os professores, o bônus foi pago para todos. Essa medida de mudar a forma de compensação dos professores para algo mais empresarial (por meta) já estava tentando ser aplicado desde o governo Dória, tendo um bônus reduzido em 2022. Recebi, em 2022, 400 reais de bônus (contra o valor do salário nos outros anos), e um amigo meu, também professor da rede estadual, recebeu apenas 18 reais nesse mesmo ano de 2022.
O que essa metodologia de pagamento falha em compreender é que existem inúmeros fatores que definem a nota dos alunos. Todos estão sendo avaliados através das provas, desde os ótimos alunos até alunos com deficiência e alunos problema, que, muitas vezes, chutam toda a prova. Há também o caso de uma grande lentidão e burocracia em relação a alunos em situação de evasão ou transferidos, o que, muitas vezes, impede escolas de alcançarem 100% de presença nas provas. Ano passado tive o caso de dois alunos do mesmo ano, irmãos, que se mudaram para outra cidade, mas ainda estavam na nossa lista de chamada para a Prova Paulista.
Hoje a escola não é apenas um ambiente de ensino, mas também de socialização e de transformação do aluno em cidadão, e esse sistema de meta por nota falha em avaliar a multitude de aspectos que ocorrem no cotidiano da sala de aula e outros fatores importantes, como a socialização de alunos com deficiência (e sua melhora em socialização e situação de saúde mental), recuperação de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade, como lares violentos e proximidade ao mundo do crime, e outros diversos fatores que ajudam a sociedade na sua construção de futuro.
Por fim, essa bonificação por meta serve mais como um caça-níquel, que favorece as escolas que, por acaso, possuem salas com alunos mais interessados, sem alunos com deficiência e sem atraso pedagógico. Qualquer pessoa que trabalha com educação sabe bem que cada sala tem uma capacidade e um nível que pode alcançar, com a meta servindo apenas como um panorama ideal que ano se alcança, ano não. A educação no Estado de São Paulo tende a melhorar, mas isso não significa que só há melhora quando se alcança a meta.”
Valor do bônus, pago aos funcionários do estado de SP nos últimos 10 anos
Esta tabela exprime os valores e a quantidade de servidores/professores que receberam a bonificação nos últimos 10 anos. Os dads foram extraídos do portal da secretária estadual de educação.
Share this content:
Publicar comentário