Sem categoria

Prefeitura de Catanduva Utiliza Tecnologia para combater a dengue e alerta sobre descuido de piscinas

Tecnologia

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), está utilizando drones como aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante uma operação de monitoramento aéreo na região do bairro Martani, os equipamentos identificaram situações preocupantes: de 6 piscinas verificas pelos drones, 3 apresentaram sinais de descuido, tornando-se potenciais criadouros do mosquito.

O uso de drones permite que as equipes da GCM realizem uma fiscalização mais ampla e eficiente, alcançando locais de difícil acesso e monitorando grandes áreas em um curto período de tempo. A ação faz parte da estratégia municipal de prevenção à dengue, intensificada com a chegada do verão, período mais propício à proliferação do mosquito devido às altas temperaturas e chuvas frequentes.

Mobilização no bairro Martani

Neste sábado, a Prefeitura realizará uma grande mobilização nos bairros Martani, Santa Paula, Isabella, Engrácia, e partes do Cury e Agudo Romão, para conscientizar os moradores sobre a importância de manter os quintais e áreas externas limpos e livres de possíveis focos do Aedes aegypti. Durante a ação, agentes de saúde visitarão as residências para orientar a população e, se necessário, realizar intervenções.

Cuidados com piscinas

A Secretaria de Saúde reforça o alerta para o cuidado com as piscinas, que, quando malcuidadas, se tornam um dos principais focos do mosquito. É essencial que a água seja tratada regularmente com cloro e que as piscinas sejam cobertas quando não estão em uso. Para quem não consegue realizar a manutenção de forma adequada, a recomendação é contratar profissionais especializados para garantir que a água esteja sempre limpa e sem risco de proliferação do Aedes aegypti.

A prefeitura segue com trabalho intenso, utilizando tecnologia e mobilizando equipes. Mas a colaboração da população é essencial. Não podemos deixar o mosquito encontrar espaço para se reproduzir.

DENÚNCIAS

A Prefeitura reforça que denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti podem ser feitas diretamente à EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) pelo Disk Dengue 3531-9200. A luta contra a dengue é responsabilidade de todos!

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE CATANDUVA

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *