BrasilCinemaCultura

Fernanda Torres leva o Globo de Ouro em filme que mostra os horrores da ditadura.

A atriz brasileira Fernanda Torres concorria com o filme Ainda Estou Aqui e desbancou grandes nomes, como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet

A atriz Fernanda Torres, uma carioca que, hoje com 59 anos de idade e com 46 anos atuando, foi escolhida, neste domingo (5/1), como Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro de 2025 pela performance no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, desbancando grandes nomes da indústria, como Angelina Jolie e Nicole Kidman. com isso, Fernanda se tornou a primeira brasileira a ganhar a categoria na premiação, indo um passo além da mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na categoria em 1999, por Central do Brasil, também dirigido por Salles, mas não levou a estatueta para casa.

Impacto na possibilidade de um Oscar

Embora o corpo votante do Globo de Ouro seja distinto do Oscar, a visibilidade nessa fase da premiação é crucial. O palco dos prêmios oferece ao ator a chance de se dirigir a seus colegas, destacando ou, ao menos, despertando interesse por sua performance. Alem do que, nos últimos 10 anos, oito das atrizes vencedoras no Globo de Ouro também conquistaram a estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O filme “Ainda Estou Aqui”

A trama do filme retrata a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva com enfoque na vida de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que acabou se tornando ativista política na sequência da prisão e consequente desaparecimento de seu marido em 1971 (em razão da qual também foi presa com uma de suas filhas, Eliana Paiva) pela ditadura militar brasileira. Rubens foi sequestrado, torturado e assassinado nos porões do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) no Rio de Janeiro.

O filme estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro. Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television. Além disso, Ainda Estou Aqui segue como forte candidato à categoria de Melhor Filme Internacional, já que integrou a lista de 14 filmes feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os 10 filmes escolhidos para concorrer na cerimônia principal serão anunciados em 17 de janeiro.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *