Sem categoria

Proxima segunda feira tem Folia de Reis Na praça da matriz

O espetáculo será de graça, às 20:00, e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A companhia ‘Estrela do Oriente’ leva a cultura e a tradição da Folia de Reis para a Praça da Matriz de Catanduva nesta segunda, dia 6/01, como acontece todos os anos, o espetáculo será de graça e aconecerá a patir das 20:00 horas. A apresentação tem o da Secretaria Municipal de Cultura.

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma festa e tradição popular católica muito celebrada em alguns estados do Brasil, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis, a festa ocorre entre os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 6 de janeiro, Dia de Reis. Relembrando a visita dos reis magos ao menino Jesus, a festividade engloba músicas, orações, danças, roupas, acessórios e muitas comidas típicas em toda a sua realização.

Origem da Folia de Reis

A Folia dos Reis é uma celebração de origem espanhola e portuguesa. Há estudiosos que defendem que a celebração tenha chegado ao Brasil ainda durante o período de colonização. Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas.

A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.”

Veja mais sobre “Folia de Reis” em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/folia-de-reis.htm

A companhia ‘Estrela do Oriente’

A companhia conta com mestre, contramestre, três reis magos, palhaço e foliões com máscaras e roupas coloridas. O rei e a rainha levam a bandeira do Divino para os devotos de Santos Reis pagarem suas promessas. A companhia ‘Estrela do Oriente’ traz consigo mais de 50 anos de história. A apresentação é um show da preservação da cultura, com versos passados de geração em geração.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *