CidadeTurismo

Catanduva é elevada à categoria “B” no Mapa do Turismo Brasileiro de 2024

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA

Com essa evolução, a Cidade Feitiço alcança um marco importante no setor turístico:

A Coordenadoria Municipal de Turismo de Catanduva divulgou a evolução na última semana, Catanduva foi elevada à categoria “B” no Mapa do Turismo Brasileiro de 2024, a segunda mais alta classificação na metodologia do Ministério do Turismo. Até o ano passado, o município ocupava a categoria “C”. Esse avanço reflete o contínuo trabalho realizado pela cidade para alimentar o sistema de informações turísticas e impulsionar o setor. Desde 2023, a coordenadora de Turismo de Catanduva, Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches, também atua como suplente de interlocutora regional de turismo na Região Turística “Águas, Cultura e Negócios”.

“Acredito que seja um conjunto de todos nossos potenciais turísticos que estão ganhando fôlego pós-pandemia e que os eventos têm colaborado para o incremento dos números também”, destacou Maria Cristina.

A categorização do Ministério do Turismo é um instrumento estratégico do Programa de Regionalização do Turismo.

Esta categorização identifica o desempenho da economia do setor nos municípios presentes no Mapa do Turismo Brasileiro. O objetivo é apoiar decisões assertivas e implementar políticas públicas adaptadas às especificidades de cada município.

Para definir as categorias, o Ministério utilizou dados econômicos disponíveis nacionalmente, cruzando quatro variáveis em uma análise de cluster que resultou em cinco categorias (A, B, C, D e E). Catanduva se destacou entre os 2.175 municípios distribuídos nas 291 regiões turísticas do Brasil.
A metodologia, desenvolvida com a contribuição de estados e municípios, reforça a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural.

Catanduva segue firme em sua trajetória de valorização de seu potencial turístico, confirmando sua relevância no cenário nacional e regional.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *