Carregando agora

O ano de 2024 não terá horário de verão no Brasil

O ano de 2024 não terá horário de verão no Brasil

O Governo define que não haverá horário de verão no Brasil este ano.

Na tarde de hoje(16/10), o ministro de Minas de energia, Alexandre Silveira, realizou uma coletiva de imprensa para informar que ficou decidido que o brasil não terá horário de verão.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro alegou que, após análise detalhada dos impactos econômicos e energéticos, o governo decidiu manter o horário atual em todo o país. Segundo ele, a medida não se justifica no momento, pois o sistema elétrico brasileiro está com bons indicadores e a segurança energética está garantida. A decisão foi tomada após diversas reuniões com especialistas nos últimos 45 dias.

“Não foi só ajuda de São Pedro, foi planejamento que fez que chegássemos com 11% de água a mais em nossos reservatórios de cabeceira.” declarou Alexandre Silveira

O que é o horário de verão?

O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora. Na prática, acordamos com o sol mais fraco e “ganhamos” uma hora a mais de sol no fim do dia. Estendendo a claridade até 19:00 h, em grande parte do país.

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez em 1931 , durante o governo de Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 20.466. A adoção foi esporádica até 1967, quando voltou a vigorar em 1985. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro extinguiu a medida.

Tradicionalmente, o horário de verão começa sempre no primeiro domingo de novembro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se os estudos forem concluídos e o governo decidir pelo retorno do horário de verão, o ministro Silveira já adiantou que a mudança estará apta a começar dentro de 30 dias.

E que ajuda o horário de verão?

Ao adiantarmos os relógios, as pessoas acordam e realizam suas atividades com a luz do sol, reduzindo a necessidade de usar lâmpadas artificiais durante as horas de pico de consumo. Isso contribui para a economia de energia elétrica.

Alem disso nesse horário, as usinas solares, e placas solares nas casas começam a parar de fornecer energia e com isso ocorre uma queda de fornecimento de energia muito grande que o operador do sistema tem que compensar com as usinas térmicas e hidráulicas, que hoje estão secas.

Além do Brasil, outros países do mundo já adotaram ou adotam o horário de verão.

Alguns exemplos de países que costumam adotar o horário de verão incluem:

  • América do Norte: Canadá, Estados Unidos (embora a adoção varie entre os estados), México;
  • América Central: Cuba, Haiti, Bahamas, Guatemala;
  • América do Sul: Paraguai, Chile, Uruguai;
  • Europa: A maioria dos países europeus, como Reino Unido, França, Alemanha, entre outros;
  • Oceania: Parte da Austrália e Nova Zelândia;
  • Oriente Médio: Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina.

Share this content:

Publicar comentário