Carregando agora

Prefeitura implanta 1º Centro de Treinamento de Jogos Eletrônicos do país em Catanduva

Prefeitura implanta 1º Centro de Treinamento de Jogos Eletrônicos do país em Catanduva

Inovação!

A Prefeitura de Catanduva anuncia a criação do primeiro Centro de Treinamento de Jogos Eletrônicos Municipal do país. O projeto é idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Smel). A iniciativa tem o objetivo promover a qualificação profissional por meio dos jogos eletrônicos, oferecendo oportunidade única para os jovens talentos de nossa cidade.

O espaço está sendo preparado.

Mobílias já foram adquiridas, com mesas, cadeiras gamers e computadores. Além disso, a Prefeitura reformou a sala, incluindo a instalação de climatização e, atualmente, projeta a decoração temática do espaço, visando proporcionar uma verdadeira imersão ao mundo gamer. Por meio da ação, a Prefeitura busca incentivar o jovem a se qualificar e mostrar aos alunos participantes as diversas possibilidades de profissões existentes na indústria dos games.

Industria de jogos

De acordo com a proposta do programa, os alunos serão expostos a uma série de atividades que proporcionarão um panorama completo das diferentes carreiras disponíveis na indústria de jogos eletrônicos. Isso incluirá workshops com profissionais da área, palestras, visitas a estúdios de desenvolvimento, empresas de tecnologia e outras instituições relacionadas ao setor.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Braz destacou a importância do programa sócio educacional, afirmando que os jogos eletrônicos são um grande atrativo para o público-alvo.

“O Centro de treinamento foi pensado como uma forma inovadora de incentivar e capacitar os jovens, utilizando uma área que eles têm grande afinidade. Além disso, proporcionará oportunidade para que se desenvolvam profissionalmente e conheçam as oportunidades de trabalho dentro de uma indústria que tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos”, ressalta Braz.

Quem pode participar do projeto?

O ingresso ao programa terá por requisito, que o aluno ou atleta demonstre bom desempenho escolar, apresentando boa disciplina, frequência às aulas e boas notas. Adicionalmente, os participantes deverão estar inscritos em curso de qualificação profissional, buscando unir o desenvolvimento educacional com a formação em jogos eletrônicos.

Encaminhamento para o trabalho

Além das parcerias entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Esportes, o Centro de Treinamento do Jogos Eletrônicos também contará com o apoio essencial do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que buscará estabelecer colaborações e esforços para encaminhar os jovens atletas ao mercado de trabalho ao final do programa.

Entre as diversas profissões que podem ser exploradas nesse ramo estão: desenvolvimento de jogos, design de personagens, animação, programação, produção audiovisual, roteiro, marketing e gerenciamento de comunidades, entre muitas outras. O programa oferecerá uma abordagem holística para que os alunos possam identificar suas habilidades e interesses específicos, permitindo que escolham a área mais adequada para desenvolverem suas carreiras.

A inauguração do Centro de Treinamentos de Jogos Eletrônicos está prevista para outubro de 2023.

Os alunos que tiverem destaque dentro do projeto serão selecionados a ingressar no time municipal denominado Matatron, participando, assim de futuras competições nacionais e internacionais.

Share this content:

Publicar comentário