Precauções e vacinação contra o Influenza
Com a chegada do outono e do inverno, a preocupação com a gripe causada pelo vírus chamado Influenza aumenta.
Em meio a outros vírus que causam doenças respiratórias, a importância da vacinação contra a gripe é ainda maior, sendo um fator fundamental para evitar casos graves.
Segundo o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), o infectologista Arlindo Schiesari Júnior, a vacina contra a gripe é segura e eficaz. “A vacinação é a medida mais importante para prevenir a gripe, principalmente em grupos de risco, como idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a vacina também pode prevenir complicações respiratórias, que podem ser fatais em alguns casos”, afirmou o médico.
A vacina contra a gripe é produzida todos os anos, de acordo com as cepas do vírus em circulação naquele ano. Por isso, a vacinação deve ser realizada anualmente, para garantir que nosso sistema imunológico reconheça esse vírus e nos proteja contra ele.
“Além da recomendação da vacina, é necessário colocar em prática a etiqueta respiratória, como: sempre higienizar as mãos, andar com um lenço de papel quando está com coriza, tampar nariz e boca para espirrar e para tossir, evitar aglomeração quando apresentar sintomas gripais para não causar novas infecções, e se for necessário sair de casa, utilizar máscara. Vale ressaltar que a vacinação não impede a pessoa de se infectar com a doença, o objetivo da vacina é evitar complicações severas.”, finaliza o Dr. Arlindo Schiesari Júnior.
VACINAÇÃO
A Clínica de Vacinas, Univacin, deu início a campanha de vacinação contra o Influenza, vacina tetravalente, indicado a partir dos 6 meses de vida, e está com desconto de 10% para beneficiários Unimed Catanduva.
A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h30, e sábado das 8h às 11h, diretamente na clínica (Rua Sergipe, nº 583, área central de Catanduva).
Os interessados devem apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Outras informações podem ser esclarecidas no número: (17) 3531-3141.
Share this content:
Publicar comentário