Destaques da programação do SESC Catanduva na próxima semana (22 a 28/05)
O SESC Catanduva, na semana entre dia 22 e 28 de maio, apresenta uma gama de atividades, que inclui musica, historia, teatro, Ioga e ate Origami. A principal atração da semana é a historia e a obra de Torquato Neto, poeta , jornalista, letrista de música popular, experimentador ligado à contracultura, parceiro musical de heróis da Tropicalia como Caetano e Gil.
AÇÃO ON-LINE — A música e a imagem de Torquato
- Data: 23 de maio (terça-feira), às 19h.
- Local: YouTube – Sesc Catanduva
- Como participar: para esta atividade não há a necessidade de inscrição prévia.
Um encontro virtual que promete retratar um pouco a personalidade de Torquato Neto, artista que foi agente cultural e polemista, defensor das manifestações artísticas de vanguarda – como a Tropicália – o cinema marginal e a poesia concreta. Além disso, circulou muito bem entre o efervescente meio cultural da época.
Livre — Autoclassificação.
—
FOTOGRAFIA — Camarim para ensaios fotográficos
- Data: 24 e 31 de maio (quartas-feiras), às 18h.
- Local: Sesc Catanduva (Espaço de Tecnologias e Artes).
- Como participar: As inscrições (gratuitas e abertas para o público em geral) podem ser feitas no local, com 30min. de antecedência. Vagas limitadas!
Atividade prática direcionada aos preparativos de modelos que participarão de um ensaio. Ações que vão desde a maquiagem, cabelo, escolha de roupas até a preparação de moodboards (painéis de inspiração) que nortearão a temática das fotos para os profissionais envolvidos.
Não recomendado para menores de 16 anos — Autoclassificação.
—
MÚSICA — Homenagem à Torquato Neto: Pessoal Intransferível.
- Data: 25 de maio (quinta-feira), às 20h.
- Local: Sesc Catanduva (Quiosque).
- Ingressos: show grátis e aberto ao público. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.
Torquato Neto foi um poeta piauiense, vital para a relevância e destaque da tropicália. Suas composições foram gravadas por Gal Costa, Nara Leão, Elis Regina, Nana Caymmi, Maria Bethania, Caetano Veloso e muitos outros.
Gustavo Galo (voz), Gustavo Cabelo (guitarra), Tomás Bastos (guitarra), todos integrantes da Trupe Chá de Boldo, apresentam em 2023, exatamente 50 anos após a morte do poeta, um show de canções que valoriza a poesia singular de Torquato Neto.
Livre – autoclassificação.
Link: “Let´s Play That” – Torquato Neto e Jards Macalé
—
OFICINA — Omamori Japonês Tsuru Mobile
- Data: 26 de maio (sexta-feira), às 13h30h.
- Local: Sesc Catanduva (Espaço de Tecnologias e Artes).
- Como participar: grátis. As inscrições podem ser feitas no local, com 30min de antecedência.
Além de aprenderem um pouco sobre a história e o significado, os participantes vão aprender a confeccionar seu próprio “amuleto de boa sorte” japonês, o Omamori.
Esses amuletos com Tsuru são tradicionalmente usados no Japão para proteção, boa sorte e para trazer paz e felicidade. O processo de criação de um Omamori envolve a seleção cuidadosa de materiais, cores, escrita de desejos e orações.
Não recomendado para menores de 16 anos — Autoclassificação
—
CINE DEBATE — Torquato Neto — Todas as horas do fim.
- Data: 27 de maio (sábado), às 9h30.
- Local: Senac Catanduva.
- Como participar: grátis. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Senac, com 30min de antecedência.
Torquato Neto (1944-1972) vivia apaixonadamente as rupturas. Atuando em múltiplas frentes – no cinema, na música, no jornalismo – o poeta piauiense engajou-se ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 60 e 70.
Foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Junto à arte marginal, radicalizou sua atuação e crítica cultural, com Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica.
Por fim, rompe com sua própria vida. Suicida-se no dia de seu aniversário de 28 anos.
Não recomendado para menores de 12 anos — Autoclassificação
Link: Trailer – Torquato Neto – Todas as horas do fim
—
CONTAÇÃO — As descobertas de Lila: uma jornada pelo Yoga
- Data: 27 de maio (sábado), às 15h.
- Local: Sesc Catanduva (Espaço de Brincar)
- Ingressos: grátis. As inscrições podem ser feitas no local, com 30min de antecedência.
Em três encontros, Daniela Águas apresenta esse projeto autoral que convida o público a vivenciar movimentos que fazem parte do universo do Yoga pela perspectiva de uma criança.
Lila divide com os participantes as descobertas sobre o funcionamento do seu corpo, como ela toma contato com sua respiração e percebe o movimento constante da vida acontecendo em si mesma e também a sua volta; como ela consegue perceber sua mente e escolher qual pensamento vale a pena seguir e qual não; além de descobrir formas de se relacionar melhor com as pessoas, reconhecendo que as semelhanças e as diferenças em cada ser humano devem ser respeitadas.
Livre — Autoclassificação.
—
TEATRO — Pela estrada afora.
- Data: 28 de abril (domingo), às 10h30.
- Local: Sesc Catanduva (Quiosque)
- Ingressos: espetáculo grátis e aberto ao público. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.
Rubra é uma menina no seu tempo…
Apesar de estar antenada com o mundo digital, ama bossa nova. Devoradora de livros, não abandona seu celular. Vive com a mãe. Não conhece o pai. Ama sua avó. Até sair de casa, na floresta concreta e grafitada para encontrar a idosa querida.
Pela estrada afora, encontra o lobo, o mundo repressor que amedronta as meninas, as mulheres, os frágeis. O que o lobo bobo não sabe é que Rubra é uma menina do seu tempo — empoderada – mas ainda que ame o medieval.
Livre — Autoclassificação.
Share this content:
Publicar comentário