Morre o papa emérito
O Vaticano anunciou a morte, às 9:34 da manhã deste sábado, a morte do Papa Bento XVI, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae, onde vivia desde que abdicou do cargo há quase dez anos. Há vários dias que o seu estado de saúde era considerado grave e irreversível, devido a um problema renal.
O funeral será realizado no dia 05 de Janeiro de 2023.
Quem foi Bento 16?
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, no ano de 1927, em Marktl am Inn, que é um município alemão, com apenas 2700 habitantes, do estado da Baviera, na beira do Inn, perto da fronteira austríaca.
Filho de um comissário de polícia adversário do regime nacional-socialista e de uma cozinheira, Ratzinger era o mais novo de três irmãos e cresceu no contexto da ascensão do regime nazista na Alemanha. Alguns artigos, no passado, acusavam Ratzinger como tendo pertencido à Juventude Hitleriana, algo que o vaticano negou oficialmente. Apesar disso, Ratzinger não escapou ao regime e em 1943, já na II Guerra Mundial, foi mobilizado para o serviço militar. Foi enviado para as baterias antiaéreas e, depois, para os serviços telefónicos. Em 1945 diz ter desertado e, com a rendição alemã e a vitória dos aliados, foi encontrado no campo de prisioneiros de Bad Aibling e libertado a 19 de junho desse ano. Tinha 18 anos.
Joseph, tornou-se sacerdote no ano de 1951 e foi sagrado cardeal em 1977, foi o principal conselheiro do Papa João Paulo II, na area da teologia, Era contrário e tentou barrar o movimento da Teologia da Libertação, que prega a pluralidade religiosa, conservador em questões como a homossexualidade e a das mulheres ocupando cargo de sacerdotes. Ficou conhecido como o “Papa Não”.
Bento XVI foi Papa entre 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, data em que abdicou oficialmente. Não foi, porém, o primeiro a fazê-lo na história da Igreja Católica. Antes da sua, a última renúncia tinha acontecido em 1415, no contexto do Grande Cisma do Ocidente, quando o Papa Gregório XII anunciou a saída para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé. O primeiro a abdicar, neste caso obrigado, foi Ponciano, que ficou no cargo de 230 a 235.
Papa Emérito
Bento XV! foi o primeiro papa emérito em 600 anos, e isso surpreendeu a todo o mundo, a justificativa para a saída do pontífice foi a saúde debilitada, ja que Ratzinger assumiu o Vaticano com idade bem avançada, aos 78 anos. Ele foi substituído pelo Argentino Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.
A Igreja Católica tem protocolos rígidos a seguir após a morte de seu líder. Mas, à medida que a saúde do ex-papa Bento 16 piora, não está claro se esses mesmos protocolos se aplicariam a um papa aposentado, conhecido como emérito
Há quase uma década, dois papas convivem então no Vaticano. Desde que renunciou, Bento mora no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano, aparecendo de vez em quando ao lado de seu sucessor, o papa Francisco. “Nunca aconteceu isso antes, uma situação em que um papa vivo vai ajudar a enterrar um papa morto”, afirmou o historiador católico John McGreevy.
No Brasil
O Papa Emérito, esteve na capital paulista e na região de Aparecida durante uma visita de cinco dias ao Brasil, para a 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em maio de 2007. Foi a primeira e única viagem de Bento XVI ao Brasil.
O pontífice alemão ficou no Brasil entre 9 e 13 de maio de 2007 e mobilizou milhares de fiéis que seguiram em romaria para as cidades de São Paulo e Aparecida e nesta visita reuniu-se com o presidente eleito Lula.
Papa iniciou sua visita pela cidade de São Paulo, hospedando-se no Mosteiro de São Bento. No dia 10 de maio, Bento XVI teve um encontro privado com o presidente Luís Inácio Lula da Silva no Palácio dos Bandeirantes onde colocou o carimbo no selo comemorativo de sua visita a São Paulo. No fim da tarde dirigiu-se ao Memorial da América Latina para dar sua bênção e em seguida foi para o Estádio do Pacaembu para o encontro com os (aproximadamente) 35 mil jovens convidados de todos os estados do Brasil e da América Latina onde permaneceu por duas horas.
Essa foi a segunda visita pontifícia concedida ao Santuário Nacional de Aparecida, já que a primeira foi feita pelo seu antecessor vinte e sete anos antes. Além disso, visitou a Fazenda da Esperança, local destinado para recuperação de dependentes químicos, em Guaratinguetá, também no Vale do Paraíba.
Esta foi a primeira visita de Bento XVI ao continente americano, embora quando cardeal, Joseph Ratzinger tenha visitado a cidade do Rio de Janeiro em 1990.
Share this content:
Publicar comentário