Ícone do site Vidas & Fatos

AB Triângulo do Sol realiza campanha “Se beber, não dirija”

Clique para ver a imagem

Se beber, não dirija

Com o apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, a AB Triângulo do Sol programou uma série de ações de segurança viária com o tema “Se beber, não dirija”. O objetivo é conscientizar motoristas sobre os perigos de dirigir embriagado e, consequentemente, prevenir acidentes.

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

A campanha terá início nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, no Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, e seguirá até 25 de março. Para participar, os motoristas precisarão utilizar a máscara de proteção, respeitar o distanciamento e higienizar as mãos com álcool gel.

A concessionária também oferecerá serviços de saúde aos motoristas, como medição da temperatura corporal e da pressão arterial.

Óculos simuladores de embriagues

Os participantes receberão folhetos educativos e serão convidados a utilizar os óculos simuladores de embriaguez enquanto realizam atividades simples, como caminhar entre cones sinalizadores, lançar bolinha ao cesto e empilhar copos. Os efeitos normalmente sentidos com a utilização dos óculos são de distorção visual, menor prontidão, tempo de reação reduzido, dentre outros. Após cada utilização, os equipamentos serão higienizados.

Confira a agenda:

Acidentes

De 2019 a 2021, nas rodovias administradas pela AB Triângulo do Sol, foram registrados e atendidos 118 acidentes que tiveram como causa provável a embriaguez do motorista, segundo a avaliação da Polícia. Essas ocorrências geraram 55 feridos e três vítimas fatais. Os três tipos de acidente mais registrados foram o choque (44), a colisão (35) e o capotamento (20).

Sob o efeito do álcool

De acordo com o gerente de operações da AB Triângulo do Sol, Ailton Pontes, para conduzir o veículo de forma segura, é necessário estar consciente e atento.

“Sob efeito de álcool, a pessoa fica com os reflexos mais lentos, a visão é afetada, ela coloca em risco sua vida e a de outras pessoas e, em caso de acidente, gera altos custos individual e social. Além disso, o motorista que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro é multado em R$ 2.934,70; e no caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, mais a cassação da CNH. Por tudo isso, é importante sempre lembrar: se beber, não dirija!”, orienta.

Alternativas inteligentes

Share this content:

Sair da versão mobile