Prefeito assina convênio de casas para pessoas da terceira idade.
Contrato de 4,5 milhões de reais
O prefeito Padre Osvaldo Oliveira, acompanhado o vice-prefeito Cláudio Romagnolli, o secretário de administração Richard Casal e o gerenciador habitacional Victor Daltin encontraram-se com os secretários Flavio Amary da Habitação e Marco Vinholi do Desenvolvimento Regional, na manhã de hoje (30/11), na capital do estado, para a assinatura de um convenio para a construção de 28 casas em formato de condomínio fechado, destinadas a população da terceira idade. É um projeto do Governo Dória que visa construir bairros fechados de casas populares, para pessoas da terceira idade.
As necessidades dos idosos, para locomoção e segurança são diferentes, então a ideia é adaptar as moradias para tal, conforme descrito no final da matéria.
“Acabo de assinar convênio de R$ 4,5 milhões com o Governo do Estado, para construção de 28 moradias do Programa Vida Longa. Agradeço ao secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, que conduziu essa demanda em favor de Catanduva, junto ao Governador João Doria. Esse empreendimento será construído na região do Pachá II, destinado a idosos que vivem sozinhos. Sem dúvida, mais uma ação humanizada, de muitas que virão, por meio da CDHU para nossa população”, diz o prefeito Padre Osvaldo
Casas Populares para pessoas da terceira idade
O Programa tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em República, voltado a pessoas idosas (60 anos ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até 02 salários mínimos. Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.
Programa Vida Longa
O Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade, que entre 2010 e 2016 implantou 18 empreendimentos que somam 356 unidades habitacionais distribuídas em 18 municípios do Estado. O novo conceito do Programa pretende promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de comunidade. Foi mantido o modelo com tipologia habitacional de unidades autônomas, projetadas com base no Desenho Universal. Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.
Um bairro construído para ser especial
As áreas comuns também são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social. As áreas externas também foram adequadas para promover melhor aproveitamento pelos moradores, definindo áreas para horta, área de churrasqueira para refeições coletivas externas. O mobiliário prevê áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas da Vila.
O equipamento comunitário de moradia gratuita é especialmente projetado em condomínios horizontais de no máximo 28 unidades habitacionais, com área de convivência e integração dotadas de mobiliário básico tanto para as unidades habitacionais como para as áreas comuns.
Share this content:
Publicar comentário