Inscrições abertas para curso sobre abordagem de famílias para doação de órgãos. Voltado para profissionais de saúde.
Equipes multidisciplinares de saúde podem ajudar em um momento delicado para os familiares e aumentar número de doações
Estão abertas as inscrições para profissionais de saúde interessados no curso “Entrevista Familiar para Doação de Órgãos”, promovido pelo Ministério da Saúde. A capacitação é voltada para técnicas de abordagem em um momento delicado para todas as famílias: quando há a necessidade de decidir pela doação de órgãos.
As inscrições podem ser realizadas até 30 de novembro por meio da plataforma UniverSUS Brasil. A ferramenta disponibiliza gratuitamente ofertas educacionais para profissionais, estudantes e pesquisadores da área da saúde e tem o objetivo de qualificar os colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, responsável por gerenciar o destino dos órgãos doados para uma fila de cerca de 40 mil pacientes. O objetivo do curso é qualificar as equipes multiprofissionais que atuam nesses momentos chave, que vai desde a internação, passando pela abertura do protocolo de morte encefálica, até a conversa com a família sobre a autorização da doação.
O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam em Serviços de Terapia Intensiva, em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Central Estadual de Transplante (CET) também podem se inscrever.
“Sabemos que boa parte do processo de doação depende da atuação da equipe multidisciplinar, o que torna evidente a necessidade de capacitar esses profissionais. Com essa oferta educacional, esperamos fornecer mais elementos àqueles que trabalham nessa área tão importante, que salva tantas vidas, e contribuir para reduzir a desproporção entre oferta e demanda de órgãos para transplantes”, afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.
CAPACITAÇÃO
O curso tem carga horária de duas horas e foi desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em conjunto com a Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e do Projeto DONORS. Outras entidades apoiadoras participaram do desenvolvimento dos conteúdos: a Brazilian Research in Intensive Care Network (BricNet), a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Organización Nacional de Transplantes (ONT) da Espanha.
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
No Brasil, a negativa familiar ainda é um dos principais motivos para a não efetivação do transplante. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos, mais de 40% das famílias recusaram a doação de órgãos de seus parentes após morte encefálica comprovada. Somado a esse fator, o número de transplantes no País apresentou uma queda de quase 20% durante a pandemia de Covid-19, segundo informações da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
A doação de órgãos e tecidos no País só acontece com autorização da família e o procedimento só pode ser feito quando for constatado a morte encefálica. Podem ser doados os seguintes órgãos e tecidos: coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com a doação de órgãos, um único paciente pode salvar até oito vidas.
PLATAFORMA UNIVERSUS
A plataforma UniverSUS Brasil disponibiliza gratuitamente ofertas educacionais para profissionais, estudantes e pesquisadores da área da saúde e tem o objetivo de qualificar os colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que, futuramente, a equipe do UniverSUS Brasil também apoie o desenvolvimento, a avaliação e a gestão de iniciativas em educação à distância (EaD).
“Com a plataforma, faremos a organização e a manutenção de ambientes colaborativos para capacitarmos os profissionais da saúde com cursos livres e gratuitos. Estamos comprometidos com o aprimoramento contínuo dos servidores do SUS por meio de ações educacionais que impactam diretamente na melhoria dos serviços prestados à população”, reforçou a secretária Mayra Pinheiro.
Share this content:
Publicar comentário