Morre o mais importante jornalista político de Catanduva
Morre de COVID-19, aos 52 anos, o Jornalista Arthur Godoy Jr.
Existem momentos de uma tristeza indescritível, momentos inexplicáveis que destroem um pouco da beleza da vida. Um desses momentos ocorreu na madrugada de hoje. Morreu um amigo, um herói, um guerreiro, um Jornalista, levado pelo mal do século, a COVID-19.
Um Drama em várias etapas, a perda da sua alma gêmea.
Depois de perder sua esposa para a mesma doença maldita, já sofrendo a falta de ar e a febre característica do mal, Godoy teve que cuidar dos tramites da cremação de sua companheira, e foi internado logo na manhã seguinte, lutou bravamente por 30 dias e sucumbiu, juntando-se, no céu, à Lourdes, a quem ele chamava de “sua alma”. O destino juntou suas almas na eternidade. Arthur e Lourdes deixam uma moça, sua filha Alexandra.
Trajetória
Mas o Godoy deixa mais que isso, deixa uma lacuna, uma falha, uma fraqueza na política e no jornalismo de Catanduva, pois, depois de atuar como jornalista e radialista, por anos, na nossa região, Arthur Godoy mudou-se para São Paulo onde assumiu um cargo concursado de escrivão da policia civil do Estado, porém, concomitantemente ao seu trabalho, Arthur manteve sempre sua atuação no jornalismo, sua grande paixão, vindo, por fim, a exercê-lo, através da internet, com um Blog jornalístico.
Godoy comandava o Blog Passando a Limpo há mais de 20 anos, e não há, na política municipal quem não conhecesse o Arthur e suas críticas ácidas, sua capacidade ímpar de cobrar e de por o dedo na ferida. Político Catanduvense algum tomava uma decisão de campanha, nas eleições, antes de consultar o Passando a Limpo e ouvir o que foi citado no blog, era sempre um motivo de preocupação.
Homenagem na ALESP
No ano de 2017, precisamente no dia 03 de Abril, em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por conta do dia da liberdade de imprensa, Arthur Godoy foi homenageado pelo então deputado Marco Vinholi, e respondeu ao plenário da câmara:
“Represento os jornalistas regionais, considerados batalhadores anônimos, e que não têm voz na sociedade.”
Passando a Limpo
Acontece que a noticia mudou de foco, tudo começou a ser discutido em grupos de WhatsApp e percebendo a mudança Arthur montou seu próprio grupo deu o mesmo nome do Blog, Passando a Limpo, e na contra mão de todos os outros grupos, impediu os comentários diretos das outras pessoas e somente ele publicava notícias e enviava os comentários que recebia, foi um sucesso estrondoso, enquanto nós, nos demais grupos lutávamos para manter 256 participantes, o máximo permitido pelo WhatsApp, Godoy chegou a ter 5 grupos, sempre lotados, agregando mais de 1000 pessoas.
Bom Dia Notícia
Ano passado, o Jornalista Arthur Godoy, iniciou um novo projeto, um podcast diário, ao qual deu o nome de “Bom Dia Notícia”, fizesse chuva ou fizesse sol, as 6:00 da manhã, o Bom Dia Notícia estava no ar. O programa era irreverente com personagens como um galo que auxiliava o locutor, cantando no meio da notícia, criando os maiores problemas, a tiazinha do café, o sonoplasta que criava os ambientes e até um grupo de índios mocorongos, que agitavam algumas publicações. Mas, da mesma maneira que o Passando a Limpo, o Bom Dia Notícia era uma programa sério, que cobrava, denunciava, exigia e controlava, respeitado e temido por políticos da Cidade Feitiço. No último ano, Godoy incluiu no seu programa convidados reais, como Aline Longharini, a mocinha do tempo, Rodrigo Cebola, com comentários esportivos e Fernando Galhardo, com o personagem Vartão.
Godoy confessava aos amigos as dificuldades de gravar o programa, para o que, acordava diariamente as 4:00 horas da manhã, mas por outro lado, mesmo sem patrocínio algum, Godoy festejava o sucesso e o alcance de seu projeto.
Uma voz se cala
Assim, no dia 31 de Julho de 2020, uma sexta-feira, o irreverente Godoy terminou seu primeiro programa Bom dia Noticia dizendo:
“Meus grandes amigos, começou a sexta feira, dia 31 de julho dia do orgasmo e tem muita gente gozando com a nossa cara, hehehe, meu nome é Arthur Godoy, agora os termômetros em Catanduva estão marcando 15 graus, tenham todos uma ótima sexta-feira e vamos que a charanga esta chegando….” neste dia ele anunciou 46 mortes acumuladas, por COVID-19 em Catanduva, e disse “a gente tem que se cuidar”.
Na tarde do dia 16/03/21 Godoy me disse no privado “Lourdes positivou Covid. Não está bem. Febre e agora cansaço. Estou com ela no hospital. Eu estou com tosse desde sábado pela manhã. Nenhum outro sintoma. Fiz o narigão e uma tomografia que foi absolutamente normal. Cheguei no hospital às 11h00, sai daqui às 17h00 e já voltei. Por ter apenas o Iamspe, já gastei uns R$ 1500,00. Do resto , tudo azul.
Dia 17/03/2021 Godoy fez seu último Bom dia Notícia, e foi assim:
“Bom dia Catanduva, Bom dia Região, Bom Dia Noticia, olha, o que eu vou falar pra vocês agora, hoje é 17 de março de 2021, é uma quarta feira, que quero que vocês levem em consideração uma pessoa que está há 72 horas sem dormir e que esta dividindo sua casa entre hospital, casa , trabalho, casa de parentes e tudo mais, então se eu disser alguma besteira, ou alguma coisa que é imprópria, eu gostaria que vocês relevassem, durante 250 dias, nos últimos quase 300 dias eu tenho aberto o programa com esse grito de guerra, que surgiu não sei de onde, não sei porque, dizendo Bom dia Catanduva, Bom dia Região, Bom Dia Notícia e por cerca de 28 minutos, diariamente eu tento passar pra vocês uma mensagem de otimismo e tento muitas vezes maquiar a triste realidade, a dura verdade que estamos vivendo, ou através de brincadeiras ou através de músicas ou de bobagens, enfim, a intenção é, além de informar, deixar que seu dia seja, fique, sei lá, um pouco mais leve…”
Godoy criticou a prefeitura por não acompanhar Rio Preto no Lockdown, disse que torcia para que aqueles que tomaram essa decisão, fiscalizassem e controlassem não só o movimento do público, mas também com as verbas caso contrário seriam cumplices de assassinato e terminou o programa, dizendo que tinha várias matérias para colocar no ar e pedindo desculpas por não ter forças para coloca nada alegre no ar.
Godoy conta o princípio de seu drama pessoal neste dia, só tinha uma pequena tosse… e a íntegra desse Bom Dia Notícia, está aqui.
Doenças e despedida
No dia 18, o seu mais íntimo amigo, Sérgio Melhado, fez um Bom Dia Notícia especial, avisando que por, motivos de saúde, o programa seria suspenso por tempo indeterminado.
Recebemos boletins diários, informando melhoras e pioras, e esta noite, infelizmente, o Jornalista Arthur Godoy, partiu desta vida, segundo suas próprios crenças, para uma nova caminhada.
Hoje, o prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo, decretou luto de 3 dias, pela morte do jornalista e por todas as pessoas que morreram por conta da pandemia na cidade.
Um amigo Pessoal
Quem acompanha o Catanduva Show sabe quem eu sou, Sou Tél Patané, mais precisamente, Marcelo Franco Patané, e o primeiro contato que tive com o trabalho de Arthur Godoy, foi há mais de 20 anos, estava na casa de um parente, Horácio Figueiredo, vereador e candidato a reeleição, ou talvez à prefeitura, nao me lembro bem, mas acompanhava à parte, os bastidores do comitê de trabalho do PT para a eleição, quando Horácio perguntou a um companheiro, “O que o Godoy esta dizendo da campanha?”, e eu descobri que, os políticos de Catanduva davam uma imensa importância aos comentários de um jornalista radicado na capital.
Então comecei a acompanhar o Passando a Limpo que, curiosamente, era mais bem informado das “coxias” da politica Catanduvense que os jornais locais, isso porque, uma rede de contatos e leitores do Blog, enviavam sempre segredos e detalhes de bastidores para o jornalista em São Paulo e rapidamente me tornei um desses colaboradores.
Em 2012 iniciei meu próprio projeto jornalístico, este site de notícias, e tive completo e irrestrito apoio e inclusive ajuda do Arthur e com isso nos aproximamos.
No ano passado Godoy enviou um presente pra gente, um galo de louça, símbolo do Bom Dia Notícia, e ele está aqui em casa, para me lembrar pra sempre desse genial amigo.
Godoy se aposentaria no final deste ano, do serviço publico, e pretendia mudar com seu amor Lourdes se sua filha Alexandra pra um lugar sossegado, mais fresco, longe da politica e da aporrinhação… não acredito que ele conseguiria, pois seu espírito era incansável e agitado, mas de qualquer forma nunca saberemos, afinal de contas… Não deu tempo…
Descanse em paz Godoy! Meu amigo Arthur Godoy…
Share this content:
Publicar comentário