Sincomércio define Calendário do Comércio 2014

 
 Posted by at 11:53  Add comments

O Calendário de Funcionamento do Comércio para 2014 já foi acordado entre o Sincomércio e o Sincomerciários e será distribuído nos próximos dias pelas duas entidades, no comércio da cidade.

Sábados – A partir de 4 de janeiro, o funcionamento das lojas aos sábados será das 8 às 13 horas, exceto nos sábados dos dias 10 de maio, 9 de agosto, 11 de outubro e 6, 13 e 20 de dezembro, os quais terão horário especial (das 9 às 18 horas); e 7 de junho, das 9 às 16 horas.

As empresas que se interessarem poderão requerer aos sindicatos autorização para abrir das 9 às 14 horas aos sábados, exceto aqueles em que haverá horários especiais previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – Calendário.

 

Horário facultativo para 2014 – Uma novidade vem aí para oferecer opções aos microempresários, em 2014. A mais recente CCT, assinada entre os presidentes do Sincomércio e Sincomerciários, Ivo Pinfildi Júnior e José Carlos da Silva Longo, autoriza o comerciante proprietário de microempresa a abrir seu estabelecimento às 9 horas, fechando às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O horário é uma opção para os que preferem abrir um pouco mais tarde e trabalhar até mais tarde.

Antes da CCT, o único horário de funcionamento permitido para os dias de semana era o das 8 às 18 horas.

Para conseguir a autorização para funcionar neste horário, os comerciantes varejistas devem encaminhar requerimento aos sindicatos. “É uma grande conquista contarmos com este horário facultativo, pois é uma opção a mais de horário de funcionamento para os comerciantes”, comenta a empresária Solange Ferreira dos Santos.

O Sincomércio orienta os comerciantes da categoria a acessar o site www.sincomerciocatanduva.org.br, para se inteirarem de maiores detalhes em relação ao calendário de 2014 e da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/ 2014.

Repis – O Regime Especial de Pisos Salariais (Repis) é um benefício estendido aos micro e pequenos empresários, que podem contratar funcionários sem experiência anterior na função, pelo período de seis meses, com salários inferiores ao piso salarial convencional. A medida proporciona uma economia considerável a esses empresários.

Banco de Horas – Outro benefício concedido, desta vez a todos os comerciantes, é o Banco de Compensação de Horas (Banco de Horas), através do qual as horas extras trabalhadas pelos comerciários podem ser compensadas. Outras informações com a responsável pelo Departamento Sindical do Sincomércio, Dênora Matos.

Deixe uma resposta